Jornal Desafio
DESTAQUE » MECANISMO DE SOLIDARIEDADE: UMA REALIDADE AINDA UTÓPICA (Parte 1)
REPORTAGEM

MECANISMO DE SOLIDARIEDADE: UMA REALIDADE AINDA UTÓPICA (Parte 1)

A ainda fraca estruturação do futebol nacional, do topo à base, leva a que vários elementos vitais que interferem directamente no desenvolvimento e consequente profissionalização da modalidade sejam ainda uma miragem ou, mesmo que existam, poucas são as vezes que estes elementos sejam apresentados ao público interessado. Para esta edição trazemos apenas elementos técnicos gerais que norteiam o regulamento da FIFA e uma contextualização em Moçambique.

O mecanismo de solidariedade da FIFA é um deles. No início dos anos 2000 a FIFA incluiu o artigo 21 no Regulamento de Transferências, o que intitula mecanismo de solidariedade. É um documento que permite os clubes arrecadem dinheiro sem se desfazer dos seus jogadores, ou seja, negócios envolvendo atletas que foram formados pelo clube mas que já não o defendem mais. Qualquer clube que tenha contribuído para a formação desse jogador receberá uma percentagem da compensação paga ao clube anterior. É uma forma de incentivar os clubes a apostarem na formação. Resumindo, esta ferramenta enfatiza que a cada transferência 5% do valor da negociação seja distribuído às equipas que contribuíram na formação do atleta em causa.

Por: GILBERTO GUIBUNDA
Fotos de Arquivo

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..