Jornal Desafio
DESTAQUE » “CASO CHAWA” METE MAIS DE TRÊS MILHÕES NOS COFRES DO “CANÁRIO”
REPORTAGEM

“CASO CHAWA” METE MAIS DE TRÊS MILHÕES NOS COFRES DO “CANÁRIO”

O “caso Chawa”, essencialmente disputado entre o Costa do Sol e os sul-africanos do TS Sporting, vai gerar cerca de três milhões e quinhentos mil meticais aos cofres dos campeões nacionais, na sequência do veredicto da FIFA proferido a 15 deste mês, que dá razão aos “canarinhos” e impõe indemnização ao clube da terra do rand, que assinou indevidamente com o extremo malawiano nos finais do ano passado.

Chawananga Kaonga, ou simplesmente Chawa, brilhou por dois anos (2018 e 2019) pelo Costa do Sol, tendo nos finais do ano passado quebrado unilateralmente o vínculo com o emblema de Matchiki-Tchiki por força do aliciamento por parte do TS Sporting, clube que milita na II Divisão do futebol do país vizinho. O clube sul-africano assinou contrato com Chawa, pouco depois de o jogador ter rubricado a extensão do seu vínculo laboral até 31 Outubro de 2021. Com efeito, o malawiano ingressou no clube sul- -africano de Mpumalanga, mas o Costa do Sol não descansou. Foi atrás dos seus direitos e utilizou todas as armas à sua disposição.

No início do ano passado, os “canarinhos” queixaram às federações dos dois países na perspectiva de resolver o conflito, mas não ficaram satisfeitos com o rumo dado ao caso pelas duas entidades. A FIFA foi a solução encontrada, sendo que numa primeira fase, o organismo máximo do futebol mundial tomou uma decisão que de certa forma beneficiava a Chawa e ao TS Sporting, ao permitir que o jogador fosse inscrito e jogasse na África do Sul, enquanto decorria o imbróglio nas secretarias.

Por: SÉRGIO MACUÁCUA

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..