Jornal Desafio
DESTAQUE » QUE SE JOGUE MAIS DENTRO DO CAMPO DO QUE FORA DELE!
OPINIÃO

QUE SE JOGUE MAIS DENTRO DO CAMPO DO QUE FORA DELE!

Arranca sábado, no Campo Municipal de Alto Makassa, em Vilankulo, a edição-2021 do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, a maior e mais importante prova futebolística nacional, prova esta que deixou um enorme vazio em 2020 por conta da terrível pandemia viral da Covid-19, que não só paralisou o desporto mas o país no seu todo. O Moçambola vai arrancar com a tradicional cerimónia de abertura, um evento geralmente colorido. Trata-se do campeonato da nossa auto-estima, do nosso orgulho e, acima de tudo, da unidade nacional. Deste campeonato esperamos muito. Muita competitividade, adrenalina, golos e futebol de alto nível. Afinal esta é a fina-flor do futebol nacional. Em meio a essa adrenalina e do bom futebol há sempre muita polémica, acusações e suspeições.

 

O que queremos, como agentes deste desporto, é uma prova mais disputada em campo do que fora dele. Queremos um campeonato no qual os principais protagonistas são os jogadores e não os árbitros, comentadores ou dirigentes. Pretendemos uma prova onde os jogos são vencidos pelos melhores, os derrotados aceitam o fracasso e o árbitro é sempre invisível. É esse o Moçambola, carregado de altos valores do desportivismo, o fair-play, que pretendemos.

Precisamos de uma prova que seja um espelho das boas maneiras moçambicanas, onde a liberdade de um termina onde começa a do outro. O Moçambola não deve continuar aquela prova na qual o campeão não é consensual.

Por: SÉRGIO MACUÁCUA

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..