Jornal Desafio
DESTAQUE » OS ÁRBITROS ESQUECERAM-SE DO ESSENCIAL
REPLAY

OS ÁRBITROS ESQUECERAM-SE DO ESSENCIAL

“À medida que a preparação física dos atletas de futebol cresceu e se tornou mais científica, também apareceu, para o árbitro, a necessidade de se aperfeiçoar fisicamente, pois, no contexto do desempenho da suas funções, para estar seguro de que cada ocorrência tem amparo nas regras pelas quais é responsável e deve aplicar com competência e imparcialidade, a exigência desejável e natural é sua presença próxima aos lances acontecidos quase que simultaneamente, nos diferentes pontos dos mais de sete mil metros quadrados, percorridos velozmente por vinte atletas prontos para o embate” (CERQUEIRA; SILVA; MARINS, 2011)

Preferi começar pela citação acima antes de lembrar que entre os maiores objectivos de grande parte das pessoas está o desenvolvimento profissional. Alguns conseguem chegar tão longe, enquanto outros permanecem no mesmo lugar.

Temos vários casos de jogadores que treinam bastante para serem melhores que outros. Na arbitragem acontece o mesmo. No país tivemos quase um ano de inactividade desportiva e alguns aproveitaram a paragem para manter a forma física, enquanto outros estiveram relaxados, esquecendo-se do essencial para a sua actividade. Daí os resultados vergonhosos verificados semana finda nos testes físicos.

Atanásio Zandamela

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.