“É nossa expectativa que reunidas as condições, em cumprimento de todas orientações do Governo, na próxima comunicação do Chefe do Estado à nação, ou antes disso, possamos ter o Campeonato Nacional. Temos de ter paciência e sermos proactivos a todos os níveis. No início tivemos constrangimentos em relação à capacidade física dos árbitros. É momento de cada um fazer a sua parte para que na retoma estejamos todos aptos”, palavras de Ananias Couana, presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF).
Em reacção à autorização da retoma dos treinos para as equipas do “Moçambola” o presidente da LMF indicou que a decisão do Conselho de Ministros é de cumprimento obrigatório, na medida em que foram analisados todos aspectos e verificou-se que é necessário que se tenha as condições garantidas. Referiu que a actividade é importante para os clubes, atletas, mas também para o país, daí que é fundamental garantir a saúde de todos intervenientes.
FORMAÇÃO DE PESSOAL
MÉDICO INICIA ESTA SEMANA
Ananias Couana enfatizou que há várias acções em curso no sentido de garantir-se a retoma do campeonato com segurança, tal é o caso da viabilização dos testes rápidos. Efectivamente, a Federação Moçambicana de Futebol acordou com o Instituto Nacional de Saúde realizar cursos de formação de técnicas de colheita e leitura de amostras usando os testes rápidos a dois técnicos de saúde de cada clube do Moçambola.