Jornal Desafio
DESTAQUE » PARA ALÉM DE FICAR MAIS DE 12 ANOS SEM IR AO CAN…
LINHA DE PASSE

PARA ALÉM DE FICAR MAIS DE 12 ANOS SEM IR AO CAN…

O jogo de amanhã define se os Mambas irão ou não qualificar-se ao CAN-2021, a ser disputado em 2022 nos Camarões. A vitória de Cabo Verde frente aos Camarões por três bolas a uma remetem Moçambique, que perdeu no Ruanda, na última posição do grupo de qualificação e para se qualificar precisa de vencer o jogo com os “tubarões azuis” e apelar que o Ruanda não vença os “Leões Indomáveis” na última jornada. Uma derrota ou empate encerram definitivamente a desejada qualificação, que até Novembro de 2019 parecia um facto consumado, porque, mesmo sem fazer os jogos com os Camarões, nas contas que faltavam, depois de vencer o Ruanda, em casa, e empatar com Cabo Verde, fora, as derrotas com os Camarões não seriam um factor determinante para a qualificação, pois até à altura era impensável perder o jogo de Kigali e, na última jornada, e sempre uma certeza que iríamos derrotar Cabo Verde, com que Moçambique tem uma vantagem de dois golos marcados fora no empate na Cidade da Praia. A qualificação era conjugada pelo favoritismo dos Camarões sobre os outros dois adversários do grupo, também. Mas os “Tubarões Azuis” conseguiram a proeza de vencer categoricamente nos Camarões e complicar-nos as contas.

Se Moçambique não vencer no último jogo de qualificação vai ficar mais de 12 anos sem participar num CAN, lembrando que a última vez que esteve presente numa fase final dessa prova foi em 2010, sendo Mexer e Dominguez os únicos sobreviventes dessa participação.

Realçar que 12 anos foi também o tempo que separou o CAN-1998, de Burkina Faso, ao de Angola, em 2010, depois de termos estado na fase final da prova em 1996. Sendo preciso também frisar que Moçambique escrevera, pela primeira, o seu nome no convívio das melhores selecções em 1986.

Joca Estêvão

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..