Jornal Desafio
DESTAQUE » O ENORME LEGADO DE UM HOMEM DO BASKET E DO JAZZ
REPORTAGEM

O ENORME LEGADO DE UM HOMEM DO BASKET E DO JAZZ

Entre o desporto, basquetebol em particular, à música, na sua variante de jazz, Rui Hélder Benjamim Guilaze, de seu nome completo, deixou um enorme legado, que desafia os amantes dos desporto e cultura! O perecido jornalista e presidente da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo(ABCM) foi, na última quarta-feira, a enterrar no cemitério da Texlom, antecedido de um velório com uma moldura humana que superou o número de participantes permitido para o contexto actual do estado de calamidade.

Não era para menos, Guilaze, que cumpria o seu último mandato na ABCM, já com pretensões claras de concorrer à Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB), efectuou várias mudanças na organização e competitividade do basquetebol da capital moçambicana, bem como um forte contributo na gestão e organização de provas nacionais e internacionais. Não menos importante, é a veia cultural, sobejamente conhecida, que tinha pelo jazz, com a qual fazia uma perfeita aliança com a sua profissão como jornalista. Os mais atentos devem lembrar-se do programa “Mozjazz”!

RUI HÉLDER DEIXA UMA MARCA INTERNACIONAL

Aníbal Manave, presidente da FIBA-África, foi uma das figuras que esteve no adeus ao Rui Hélder e partilhou parte do seu legado.

Por: DEANOF POTOMPUANHA
Foto de J. Machel

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..