Jornal Desafio
DESTAQUE » GIANNIS: DE REFUGIADO A MVP E CAMPEÃO DA NBA
INTERNACIONAL

GIANNIS: DE REFUGIADO A MVP E CAMPEÃO DA NBA

Giannis Antetokounmpo levou os troféus de campeão e de MVP (jogador mais valioso) das finais da NBA (Liga Profissional de Basquetebol Norte-Americano) para casa. Literalmente levou para casa. Colocou os dois troféus em cima da cama e foi dormir: “Esses troféus não podem sair da vista, porque vai que tudo não passou de um sonho?”

E que sonho. Nem todos sabem, mas Giannis, também conhecido por Greek Freak, é um imigrante ilegal. Viveu anos sob esse estigma. Os pais nigerianos fugiram para Grécia em busca de melhores condições. E não foram bem recebidos. Sob o risco constante de serem deportados, passaram por muitas dificuldades, a mãe babá e empregada doméstica e o pai trabalhando com pequenos reparos, no estilo faz-tudo. Os filhos mais velhos tinham que ajudar na renda e trabalhavam como ambulantes, vendendo DVDs, óculos, relógios, chapéus e bolsas. As refeições não eram garantidas, às vezes era só uma por dia. De noite não se devia sair à rua, pois grupos neonazistas eram famosos na região por agredir imigrantes.

E isso não aconteceu só quando Giannis era muito pequeno. Ele era um apátrida até os 18 anos. Só conseguiu o passaporte grego porque foi ‘draftado’ pela NBA. Havia um processo para reconhecimento da nacionalidade do atleta aberto há dois anos, mas nada aconteceu. Quando o Giannis foi ‘draftado’, precisava de um passaporte para viajar para os Estados Unidos, então resolveu ir atrás do passaporte nigeriano, já que o grego não resultava. Foi só com essa notícia em mãos que o Governo grego se mobilizou: “Esse jovem vai jogar nos Estados Unidos? Na NBA? Ah, então ele é grego, sim!” Passaram a documentação imediatamente e, finalmente, Giannis teve algum país que o reconheceu como cidadão. Mas, veja, não por bondade, e sim por interesse.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..