Moçambique regressou com três medalhas do Campeonato Africano de Seniores e Juniores, que terminou domingo na capital ganesa, Acra. Trata-se de uma prata individual e dois bronzes, em estafetas.
A medalha de prata foi conquistada nos juniores masculinos por Matthew Lawrence, nos 50 metros mariposa, com o tempo de 25.09 segundos.
O primeiro bronze foi na estafeta de 4X200 livres e foi conquistado pelo quarteto composto por Caio Lobo, Matthew Lawrence, Kaio Faftine e Justino Pale. Concluíram a distância em 8.28.98 minutos, que correspondem a um recorde nacional absoluto de juniores masculinos. O anterior máximo era 8.52.41 minutos.
O segundo bronze foi na estafeta 4×100 livres juniores masculinos, através dos nadadores Matthew Lawrence, Valentim da Costa, Caio Lobo e Justino Pale. O quarteto fez a distância em 3.39,83 minutos, tempo correspondente a recorde nacional de seniores e absoluto.
A selecção nacional regressou na noite de segunda-feira e foi recebida, à chegada no Aeroporto Internacional de Mavalane, pelo director nacional do Desporto de Alto-Rendimento, Francisco da Conceição, e a presidente da Federação Moçambicana de Natação (FMN), Deolinda Mabote Nunes, tendo ambos enaltecido o empenho dos atletas no meio de diversas adversidades.