Jornal Desafio
DESTAQUE » QUALIFICAÇÃO PARA BAL: FER. BEIRA PARTE PARA JOANESBURGO
BASQUETEBOL

QUALIFICAÇÃO PARA BAL: FER. BEIRA PARTE PARA JOANESBURGO

O Ferroviário da Beira viaja amanhã (quarta-feira) para Joanesburgo (África do Sul), onde a partir de quinta-feira disputa a qualificação para a Basketball Africa League (BAL), prova que se prolonga até sábado.

Os “locomotivas” de Chiveve estão no Grupo “F” da Divisão Este. Além do Ferroviário da Beira, disputarão o apuramento o Cape Town Tigers, da África do Sul, o Roche Bois Warriors, das Maurícias, e o Matero Magics, da Zâmbia. Ainda hoje a FIBA-África realizará reunião técnica.

Depois de cumprir cerca de uma semana de treinos na cidade de Maputo, onde fez dois jogos de controlo contra Desportivo e um contra Costa do Sol, o Ferroviário da Beira parte hoje em dois grupos: o primeiro segue de manhã e o segundo de tarde. A equipa realizou o último treino na manhã de hoje, no pavilhão do Maxaquene e volta a treinar na manhã de quinta-feira, em Joanesburgo, no treino de adaptação.

Esta etapa do torneio está dividida em seis grupos, com duas divisões: Este e Oeste. A Divisão Este é composta pelos grupos “A” (AS Police, do Mali, Boufarik, da Argélia, Prédio Basketball, de Cabo Verde, SLAC, da Guiné-Conacri), “B” (Académie D’or Des Archers, da Burquina Faso, ASPAC, do Benin, AS Nigelec, da Nigéria, e Societe Omnisport de L’armee, da Costa do Marfim), e “C” (CB Mazembe, do Congo Democrático, Forces Armees et Police, de Camarões, Malabo Kings, da Guiné Equatorial, Tondema, da República Centro-Africana, e uma equipa por apurar do Gabão).

Pela Divisão Oeste estão os grupos “D” (ASCUT, de Madagáscar, Cobra Sport, de Sudão do Sul, Hawassa City, da Etiópia, e Ulinzi Warriors, do Quénia), “E” (Bravehearts do Malawi, City Oilers, do Uganda, Kurasini Heats, da Tanzania, e New Stars, do Burundi) e “F” (Ferroviário da Beira, Cape Town City, da África do Sul, Metero Magic, da Zâmbia, e Rochie Bois Warriors, das Maurícias). À excepção do grupo do Ferroviário da Beira (“F”), que disputa o torneio de apuramento entre os dias 21 e 23 de Outubro, os outros cinco jogarão entre os dias 26 e 31 de Outubro, em Conacri (“A” e “B”), Yaoundé (“C”), Dar-es-Salaam (“D” e “E”).

Após a conclusão desta eliminatória, serão apurados os dois primeiros classificados de cada grupo, continuando as duas divisões: Este e Oeste. A primeira vai disputar-se entre os dias 16 e 21 de Novembro e a segunda entre os dias 14 e 19 de Dezembro. É a partir destas duas conferências que sairão as seis equipas da BAL, três de cada conferência, às quais se juntarão outras quatro para a chamada “elite 16”. Destas 16 equipas, oito em cada conferência, avançam as primeiras três de cada série, perfazendo as seis necessárias para as 12 da fase final da BAL.

Lembre-se que há seis vagas permanentes (por conta do ranking), neste momento ocupadas pelos campeões de seis federações de Angola, Egipto, Nigéria, Senegal, Tunísia e Ruanda, este último como país anfitrião da edição 2022. O Marrocos estava entre as seis federações da BAL-2021. Para esta temporada o campeão da Liga Marroquina deverá apurar-se através da prova qualificativa da Liga de Basquetebol de África (Road to BAL). A referida equipa juntar-se-á na Elite 16 em Novembro.

William Perry, base que reforçou o Ferroviário da Beira no Torneio de Apuramento, encontra-se lesionado, com um entorse que pode comprometer a sua participação no cinco de Hernandez. Orlando Novela e Ayad Marques já recuperaram. Novela encontrava-se engripado e Marques sofrera um embate no jogo de controlo que a sua equipa efectuou contra o Costa do Sol.

O canadense Jermel Kennedy, que se juntou há semanas, teve uma boa integração na equipa, segundo referiu o técnico espanhol Luiz Hernandez. Hernandez segue para a capital económica sul-africana com os seguintes atletas: Armando Baptista, Orlando Novela, Ismael Nurmamad, Ermelindo Novela, Elves Honwana, William Perry, Helton Ubisse, Carlos Jr., Alberto Senda, Ayad Marques, Célio Chirrombe e Jermmel Kennedy.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..