Jornal Desafio
DESTAQUE » FIBA TRAVA REFORÇO DO FER. BEIRA
BASQUETEBOL

FIBA TRAVA REFORÇO DO FER. BEIRA

Austin Mofunanya já não poderá dar o seu contributo ao Ferroviário da Beira na derradeira fase de qualificação a Basketball Africa League (BAL). Não fez nenhum dos dois jogos e falhará  a partida de hioje e de amanhã.

Contratado pelos “locomotivas” de Chiveve para garantir a presença da equipa nacional na fase final da BAL, o atleta viu a FIBA (Federação Intenacional de Basquetebol) impedi-lo.

A FIBA entende que o atleta é americano, não obstante ter passaporte nigeriano. Mofunanya tem dupla nacionalidade (americana/nigeriana). E é com o passaporte nigeriano que jogou na França, sua última paragem antes de chegar a Chiveve.

Porém, a FIBA entende que o poste é americano, o que o impede de alinhar na prova que decorre em Joanesburgo. É que de acordo com os regulamentos da BAL apenas dois africanos podem participar da prova e mais dois da diáspora africana.

William Perry (americano) e Jermell Kennedy (canadiano) foram os primeiros a ocupar as vagas da diáspora africana, o que coloca Austin Mofunanya de fora.

Nas contas do Ferroviário da Beira, o atleta preencheria uma das duas vagas africanas, o que a FIBA recusou, alegando que no mapa da FIBA aparece como americano.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..