Jornal Desafio
DESTAQUE » LIGA SASOL: COSTA DO SOL E FERROVIÁRIO INICIAM “PLAY-OFF” DA FINAL
BASQUETEBOL

LIGA SASOL: COSTA DO SOL E FERROVIÁRIO INICIAM “PLAY-OFF” DA FINAL

O Costa do Sol e Ferroviário de Maputo iniciam hoje, às 18:00horas, a disputa da final do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos-Liga Sasol. O vencedor da prova será encontrado numa maratona à melhor de três partidas. A anteceder a final, às 16:00horas, A Politécnica e Maxaquene disputarão o acesso ao terceiro lugar, igualmente no sistema de “play-off” à melhor de três jogos. Os dois primeiros embates do dia serão reservados para as classificativas do quinto ao oitavo lugar. Às 12:00horas Eagles da Maxixe mede forças com New Vision de Pemba, enquanto Mucopelinhas de Nacala lutará pelo quinto lugar diante do Clube Municipal da Beira.

Na fase regular, tanto o Costa do Sol, assim como o Ferroviário terminaram líderes invictos nas respectivas séries (“B” e “A”). São as únicas equipas sem derrotas na prova. Nas meias-finais o Costa do Sol despachou o Maxaquene por 97-25, enquanto o Ferroviário experimentou dificuldades para vencer A Politécnica por 58-47.

A partida da final, entre as “canarinhas” e “locomotivas”, será a reedicção da final do Campeonato da Cidade de Maputo, conquistado pelo Costa do Sol e da final do Campeonato Nacional, do qual o Ferroviário de Maputo não perde desde que ergueu o troféu em 2014, somando seis títulos consecutivos, dos oito que preenchem o seu palmarés (outros dois foram conquistados em 2005 e 2006). O último “Nacional” foi disputado em 2019, depois que a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) cancelou a época 20020 devido às restrições da pandemia da Covid-19.

“CANARINHAS” BUSCAM

TROFÉU HÁ MAIS DE 35 ANOS

A última vez que o Costa do Sol conquistou um título nacional foi no longínquo ano de 1986, marcando o segundo troféu do seu palmarés (nacional), após erguer o primeiro em 1983.

Para quebrar o longo “jejum”, o Costa do Sol foi buscar o jovem treinador Leonel Manhique, que já começou a colher frutos para o “ninho” dos “canarinhos”. O técnico venceu, ao seu principal rival, o Torneio Nutrição e o Campeonato da Cidade.

A final que hoje inicia tem várias curiosidades, uma delas envolve os dois treinadores. Em 2014, na altura desconhecido, Leonel “Mabê” Manhique foi responsável por “arrancar” o título nacional à poderosíssima equipa de Nasir Salé, a extinta Liga Muçulmana de Maputo, uma espécie de Selecção Nacional. Com aquela façanha, Mabê devolvia alegria às “locomotivas” de Maputo sete anos depois. E foi com ele o Ferroviário viria a conquistar todos troféus até 2019, incluindo o primeiro título Africano de Clubes, do qual é detentor. A última edição foi conquistada pelo seu “mentor” Carlos Aik.

A história pode repetir-se já este fim-de-semana, caso o Costa do Sol conquiste o “Nacional” contra um Ferroviário, que tem dois reforços estrangeiros, a nigeriana Sara Ogoke e a congolesa Betty Calanga.

Lembre-se que o vencedor da Liga Sasol encaixará 600.000 meticais, enquanto o segundo e o terceiro embolsarão 250.000 e 150.000meticais, respectivamente. É a primeira vez  que o basquetebol feminino tem uma Liga e os vencedores recebem valores monetários.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..