Jornal Desafio
DESTAQUE » PRIMEIRO MOÇAMBOLA SEM MAXAQUENE E DESPORTIVO
REPORTAGEM

PRIMEIRO MOÇAMBOLA SEM MAXAQUENE E DESPORTIVO

Arrancou sábado a disputa do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola, o primeiro sem os centenários Maxaquene e Desportivo, que durante anos fizeram história no futebol moçambicano.

Antes da independência, saliente-se, tanto o Maxaquene como Desportivo conquistaram vários troféus em diversas modalidades que movimentaram desde a sua existência. Depois de 1975, no futebol, os “alvi-negros” ganharam seis campeonatos (1977, 1978, 1983, 1988, 1995 e 2006) e o Maxaquene cinco (1984, 1985 e 1986, 2003 e 2012).

Realça-se que neste Campeonato Nacional, além destes dois emblemas históricos estão também ausentes outros antigos campeões nacionais. São os casos do Textáfrica do Chimoio (1976), Têxtil do Púnguè (1981) e Matchedje (1987 e 1990).

Todos esses clubes não têm estado de “boa saúde” já há algum tempo, sobretudo no campo financeiro, não havendo, por isso, perspectivas de retorno à ribalta a breve trecho.

O Textáfrica do Chimoio, primeiro campeão nacional, participou do último campeonato e já nessa altura mostrava-se sem suporte para competir ao mesmo nível que no tempo em que se tornou um dos grandes do futebol deste país. O facto de não poder dar garantias em contrapartidas aos parceiros (o Textáfrica não tem infra-estruturas próprias), debilita-lhe cada vez mais.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..