Jornal Desafio
DESTAQUE » DE ARTISTA DA BOLA MALATE (SOBRE)VIVE DE OUTRA ARTE
ROSTOS & RASTOS

DE ARTISTA DA BOLA MALATE (SOBRE)VIVE DE OUTRA ARTE

Chama-se Joaquim Alberto Malate e está à beira de completar 45 anos de idade. O seu progenitor, Alberto Albino Malate, tinha “extraído” cinco filhos no ventre da sua amada, Pontarica Tembe. Entretanto, um afogamento enlutou a família e reduziu a prole para quatro: Joaquim Malate, Dinis, Aura e Olavo.

Ele vem duma família de praticantes do desporto, mas foi o que teve uma carreira mais vistosa – com passagens por clubes de África e da Europa. Anote-se também o seu filho Hélio, que agora está nos seniores do Estrela Vermelha, bem como o seu irmão Dinis, um ex-guarda-redes dos juniores do Costa do Sol.

Trinco de qualidades acima da média, quando se esperava que explodisse nos “canarinhos”, Malate abandona o clube em 2000 para começar uma carreira internacional. Na África do Sul jogou no Jomo Cosmos e mais tarde no ex-Vasco da Gama, actual Cape Town City. Na Suazilândia jogou no Manzini Wanderers. Na Europa representou o Patraikos da Grécia e o Budapest Honvéd da Hungria, só para citar alguns clubes.

Porque tinha que haver vida depois do futebol, ao cabo de 12 anos de carreira Malate – que alinhou em quase todas as selecções nacionais – apaixona-se pela arte de fabrico de cozinhas americanas, que aprendeu em Joanesburgo, trabalhando para um patrão. Cresceu com o tempo e em 2012 criou a sua empresa, a Malate Cozinhas, E.I., e trabalha por conta própria.

Revisitemos o seu percurso.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..