Jornal Desafio
DESTAQUE » ALCINDA E RADY LEVAM BOXE MOÇAMBICANO AO OLIMPO
BOXE

ALCINDA E RADY LEVAM BOXE MOÇAMBICANO AO OLIMPO

Durante cerca de duas semanas o país desportivo parou para se curvar ao boxe. E não é para menos! Moçambique fez história no Campeonato do Mundo da nobre arte na componente feminina, ao conquistar duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.

 Alcinda Panguana e Rady Gramane são as responsáveis pela façanha e escreveram com letras garrafais e douradas o nome de Moçambique na prova, decorreu de 8 a 20 de Maio corrente, em Istambul, na Turquia, país para onde todos os amantes do desporto nacional tiveram as atenções viradas.

Alcinda Panguana é que conseguiu o maior feito – a medalha de prata, ao chegar à final, onde perdeu com a irlandesa Lisa O´Rourke, sendo que Rady Gramane conseguiu medalha de bronze. Feitos inéditos do nosso país num Mundial de boxe, com Moçambique a se tornar na primeira nação da África Austral a arrebatar medalhas naquele evento internacional.

  Para além de medalhas, as pugilistas moçambicanas tiveram um encaixa financeiro considerável no Mundial da Turquia. São 50 mil dólares norte-americanos para Alcinda Panguana e 25 mil para a sua braço direito, Rady Gramane, valores oferecidos pela Associação Internacional de Boxe (IBA), organizadora do evento. A IBA aproveitou o Mundial de Istambul para lavar a sua imagem, seriamente beliscada nos últimos anos, onde os seus dirigentes estiveram em esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, situação que quase levava à exclusão do boxe nos últimos Jogos Olímpicos que decorreram na capital nipónica, Tóquio, no ano passado.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..