Jornal Desafio
DESTAQUE » CHABABE DESAPONTADO COM IMBATIBILIDADE DO SEU RECORDE
ROSTOS & RASTOS

CHABABE DESAPONTADO COM IMBATIBILIDADE DO SEU RECORDE

Chama-se Amade Chababe Amade. José Chababe Amade e Amina Ingone trouxeram-no ao mundo a 28 de Setembro de 1958, em Pemba, Cabo Delgado. Uma terra que deixou antes mesmo de atingir a maioridade, porque a arte da bola ensinou-lhe cedo a ser um andarilho. E, de bacela, transformou-o num poliglota, que a dado momento deu por si já a falar muitas línguas, como swahili, inglês, francês, espanhol e italiano, além, claro, do português e makua. É o único dos cinco irmãos que teve essa ventura. Essas valências.

Chababe é um dos melhores médios ofensivos que o país viu nascer, um ídolo dos anos 70/80. Consagrou-se no Desportivo de Maputo, onde ganhou dois campeonatos (1983 e 1988). Pela selecção teve a honra de ser um dos jogadores que qualificaram Moçambique para o primeiro CAN, o de 1986, no Cairo, Egipto. Mas isso foi depois. Antes já havia participado num marco histórico, naquela inédita vitória sobre os temíveis Camarões, em 1983, no Estádio da Machava.

Intramuros, Chababe – detentor do recorde de golos no Campeonato Nacional, com 27 tentos marcados em 1983 – deixou o futebol em 1990. Mas porque a vida lhe deu outras oportunidades, o filho da águia voou para o estrangeiro e ainda jogou em duas equipas amadoras, designadamente o Croydon FC da Inglaterra, em 1991, e no Tuggeranong da Austrália, em 1997.

Depois de sensivelmente 16 anos fora do país – divididos por Inglaterra, Sudão e Austrália – regressou em 2006 e abraçou vários projectos desportivos, tanto no dirigismo como no treinamento de futebol. Por enquanto está longe dos futebóis de forma activa. Mas o bichinho do futebol está em hibernação no seu sangue e nunca se sabe o que o futuro lhe reserva, daí que esteja proibido de dizer “desta água jamais beberei!”.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..