A selecção do Botswana carimbou, ontem, no King Zwelithini Stadium, passaporte para os quartos-de-final da 21ª edição da Taça COSAFA, após levar de vencida a sua similar de Angola, por 1-0, na terceira e última jornada do Grupo “A”. O único golo da partida foi apontado pelo guarda-redes Goitseone Phoko, na conversão de uma grande penalidade à passagem do minuto 70. Este resultado coloca de fora os comandados do técnico português Pedro Gonçalves, o responsável pela conquista do COSAFA de Sub-17 em 2018.
O quarteto de arbitragem deste jogo foi liderado pelo moçambicano Simões Guambe, que foi auxiliado por Siza Dlangamandala (Lesotho) e Ndumiso Magagula (Eswatini), sendo que Patrice Milazar, das Maurícias assumiu a tarefa de quarto árbitro.
Com efeito, as “Zebras”, nome de guerra dos tswanas, medem forças com a Zâmbia, no primeiro duelo dos quartos-de-final, a realizar-se no dia 12 de Julho, enquanto o Eswatini bate-se, no dia 13 com os actuais campeões africanos, Senegal, que participam nesta competição na qualidade de convidados.
Tanto o Botswana como Angola entraram para esta ronda sem nenhuma derrota, o que já antevia uma batalha titânica para cada lado sair com a vitória. Os “Palancas Negras” venceram as Ilhas Comores e Seychelles, por 3-1 e 3-0, respectivamente, enquanto Botswana bateu os mesmos adversários pelo mesmo resultado (1-0), nas duas primeiras jornadas.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php