Sábado foi um dia especial para Nicolau Joaquim de Sousa, o Nico, o “Dangerman”, um dos melhores homens-golo da história futebolística de Moçambique. O avançado, nado no Chiveve a 16 de Julho de 1962, entrou sábado para o clube dos sexagenários. É isso mesmo! Completou 60 anos de idade, mas o seu aspecto físico mostra que a idade são só números.
Explosivo, dono de bom posicionamento, portentosos remates, fintas rápidas e estonteantes, veloz, boa impulsão e excelente jogo de cabeça, Nico era um autêntico terror para os guarda-redes do seu tempo e travou grandes duelos com Nuro Americano, José Luís, Estêvão, Rui Évora, Abudo, Manuel Nascimento, Ozias, entre outros, só para citar alguns exemplos.
Com uma carreira vistosa, “Dangerman” foi Campeão Nacional pelo Têxtil do Púnguè (1981) e Matchedje (1987 e 1990), sendo que em 90 provou pela primeira e única vez o sabor da dobradinha, já que conquistou também a Taça de Moçambique, naquilo que foram os últimos grandes títulos do historial dos “militares”, sob commando do ucraniano Viktor Bondarenko (87) e de Hilário da Conceição (90).
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php