A detenção do treinador português de atletismo, Alberto Lário, preocupa atletas, treinadores e parte da “família” do atletismo. Lário está detido desde terça-feira, na 18.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) por falta de Documento de Identificação de Residência para Estrangeiros (DIRE).
Colegas e amigos, bem como atletas por si treinados e sob sua custódia, foram apanhados de surpresa e lamentam o que está a acontecer com Alberto Lário.
Segundo alguns treinadores do atletismo, Lário nasceu em Moçambique. Tem o DIRE expirado há dois anos. Solicitou a sua renovação e aguarda pela resposta das autoridades migratórias para a aquisição de nacionalidade moçambicana.
A sua detenção ocorre numa altura em que Lário estava a preparar os atletas Verónica José e Alex Macuácua que vão participar, ainda este mês, do “Mundial” de Juniores, na Colômbia, e dos Jogos da Commonwealth, na Inglaterra.
Além Verónica José e Alex Macuácua, Lário é também treinador e tutor de Esménio Beirão, todos a viverem em sua casa, onde lhes garante o sustento e os estudos.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php