Lurdes Mutola juntou-se aos atletas em Birmingham para transmitir energia positiva. “Esta é uma competição como outra qualquer. A diferença é que temos atletas de vários países que no papel estão acima de nós. O mais importante é o atleta dar o seu melhor para se qualificar à fase seguinte porque a coisa mais difícil é passar para outra eliminatória, não sonhar muito em querer chegar à final porque temos escadas para subir. Se conseguir chegar a outra fase, aí pode começar a sonhar chegar à semi-final e assim sucessivamente”, foram as primeiras palavras da ex-atleta.
– Tive a sorte de trazer a primeira medalha para Moçambique nesta competição. Depois participei na Austrália e as coisas não me correram bem. Desporto é assim. Temos de saber perder para a vitória animar mais. Perder faz parte, mas ganhar é saboroso.
Lurdes Mutola chamou atenção para os atletas se cuidarem sempre. “O atleta quando atinge um nível superior tem de ter muito cuidado nos alimentos, mas muito cuidado mesmo. Você pode sentir-se incomodado, pegar numa aspirina e tomar para depois dia seguinte realizar um teste positivo e ninguém não acreditar em você. Então é sempre bom consultar o médico ou treinador. Acho que o treinador é a primeira pessoa que o atleta deve consultar e depois os médicos”.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php