É inequívoco que Shaquille O’Neal, ou simplesmente Shaq, foi o maior jogador de basquetebol norte-americano na história desta modalidade naquele país e não só. Shaq foi nomeado em 1996 para a lista de 50 da National Basketball Association (NBA) maiores jogadores de todos os tempos. O seu percurso e carreira atraiu a muitos, inspirou e continua inspirando gerações pelas suas notáveis qualidades como atleta, empresário e comentador desportivo.
Da província de Inhambane, “terra da boa gente”, designação atribuída pelo navegador português, Vasco da Gama, nasceu no dia 24 de Novembro de 1997 um menino que lhe foi atribuído o nome do gigante (Shaquille) que impunha respeito aos seus adversários nas alturas e na quadra. Estamos a falar de Shaquille Momad da Conceição Nangy, ou Shaquille, o médio-defensivo a serviço do Clube Ferroviário de Maputo. Aliás, facto curioso é que o jogador carrega nas costas a camisola 23, número de uma outra lenda viva do basquetebol mundial, Michael Jordan!
“Na minha casa o meu avó gostava de futebol e todos meus tios do basquetebol. O nome Shaquille surge pelo favoritismo ao Shaquille O’Neal e foi sugerido pela minha tia, antiga jogadora de basquetebol, Dinamárcia, irmã da minha mãe”, começa por contar a sua história, o internacional moçambicano que tem vindo a afirmar-se e a desenvolver qualidades distintas na sua carreira.
Nascido no meio de desportistas, o seu contacto com o basquetebol teve apenas a duração de dois dias. O amor pela bola indígena falou mais alto do que a bola ao cesto, Shaquille frustrou a expectativa e os anseios da sua família, particularmente da tia que esperava ver o seu sobrinho associado à modalidade que mais amava.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php