OS xadrezistas moçambicanos arrancaram as primeiras vitórias em masculinos e femininos, respectivamente, ao fim de quatro jornadas nas Olimpíadas de Xadrez, que decorrem desde o dia 29 de Julho e que se prolongarão até o dia 9 deste mês, em Chennai, Índia.
Com este desfecho, Moçambique está em 134.º lugar em masculinos, depois de ter arrancado em 143.º de um total de 188 países.
Moçambique estreou-se perdendo contra o Uruguai, por 1-3. Perdeu de seguida com o País de Gales, por 1,5-2,5. Redimiu-se na terceira jornada frente à Papua-Nova Guiné (3-1). Voltou a perder na quarta ronda diante dos Emirados Árabes Unidos, por1,5-2,5.
Na classificação individual, Donaldo Paiva e Rafael Chirindza somam cada dois pontos em três jogos, enquanto Hamid Gulamo conta com um e meio em igual número de partidas. Vasco Viageiro e Lourenço Napoleão têm respectivamente um e meio ponto também em três jogos.
Em femininos, Moçambique iniciou a disputa perdendo com Suíça (0-4), vencendo de seguida a República Centro Africana pelo mesmo resultado. Perdeu depois com Paraguai e Islândia, respectivamente, por 1-3. Ocupa, na classificação geral, a posição 115.
Na contagem individual, Vânia Vilhete e Cheila Sitoe somam dois pontos, Neusa de Castro e Chineva Rufino têm ambas um ponto. Naira Sinóia ainda não pontuou.
No cômputo geral, Moçambique destaca-se entre os países africanos que participam no evento.