O Campeonato Nacional da II Divisão -Fase Provincial de Tete retoma fim-de-semana, com o arranque da segunda volta, depois de cerca de um mês de interregno, devido a questões financeiras.
Segundo o presidente da Associação Provincial de Futebol de Tete (APFT), António Nurmahomed, os clubes não estavam a conseguir cumprir com os seus compromissos, nomeadamente o pagamento das inscrições, filiação, fichas e cartões e houve uma reunião no último fim-de-semana entre a APFT e os seus filiados e chegou-se a um acordo para que os clubes pagassem pelo menos 50 por cento do valor em dívida esta semana, uma medida que possibilita a retoma do campeonato.
“Acordou-se, por outro lado, que os restantes 50 por cento devem ser pagos até à terceira jornada da segunda volta. Os que não cumprir terão de ser sancionados”, advertiu.
As dívidas variam entre 40 a 164 mil meticais. O maior devedor é a União Desportiva do Songo, com um saldo de pouco mais de 160 mil. O Desportivo de Tete, que devia pouco mais de 40 mil, já saldou na totalidade a dívida.