As basquetebolistas Sílvia Veloso e Flávia Alcino acabam de rubricar um contrato de duas épocas com o clube Ferroviário de Maputo no âmbito da renovação e reconstrução da equipa sénior feminina para a conquista de campeonatos nacionais e internacionais, anunciou o clube na sua página oficial.

A extremo-base, Sílvia Veloso e a poste Flávia Alcino, chegam aos “locomotivas” da capital vindo do Chiveve para colmatar a ausência de duas referências, nomeadamente, Rute Muianga e Deolinda e Gimo, que reformaram e outras que estão no fim das suas épocas.
A basquetebolista Alcino tem capacidade para lançar de meia e longa distância, evidenciando-se, por outro lado, nos bloqueios e ressaltos. Foi uma das pedras da equipa júnior do Ferroviário da Beira que, nas temporadas 2012 e 2013, sagrou-se vive-campeã nacional em Chimoio e Quelimane, respectivamente. Sob as ordens de Armando Meque, conquistou a medalha de bronze no Afrobasket Sub-18 .
Por outro lado, Sílvia, irmã das também basquetebolistas Palmira e Regina Veloso, vem dos escalões de formação do Ferroviário da Beira. Destacou-se como uma boa defensora, muito forte nos roubos de bola, rápida e com facilidade para lançar de meia e longa distância. Com o seu potencial, integrou a selecção nacional que disputou os Jogos da CPLP em Portugal, fez parte do “Jersey” que conquistou a medalha de bronze no Afrobasket de Sub-18, disputou os Jogos SCASA, no Zimbabwe, de onde foi prateada. Representou o Seward County Comunity College, instituição talismã para basquetebolistas moçambicanas, onde foi nomeada para equipa ideal da Jayhawk Conference, e conquistou o Torneio da Região VI.
As novas aquisições podem vestir as cores dos “verde-e-brancas” da baixa da capital na próxima jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, quando as vice-campeãs nacionais defrontarem, amanhã, A Politécnica.