O Desportivo de Maputo saiu por cima no eterno “derby” dos vizinhos e impôs a primeira derrota ao Maxaquene por 68-64, no jogo mais importante da quinta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, em seniores masculinos.
No jogo que relembra outras tardes e noites de grandes emblemas do basquetebol nacional que, infelizmente, nos últimos anos nadam em águas turvas, foi a equipa do clube da águia que chamou a si as honras da noite da sexta-feira, no pavilhão dos “tricolores”.
Os alvi-negros impuseram a primeira derrota aos tricolores que vinham numa maré alta. Depois de terem conquistado o Torneio de Abertura, os tricolores vinham de três vitórias seguidas na competição, uma das quais sobre o Costa do Sol por 58-52, para a segunda jornada.
A derrota custou ao Maxaquene a aproximação do seu vizinho e, ainda, da A Politécnica e da Universidade Pedagógica, todos com sete pontos na tabela classificativa.
Entretanto, noutros jogos da jornada não se registaram surpresas, com o Costa do Sol a vencer o Maxaquene “A” (88-53), A Politécnica superar as Águias Especiais (63-42) e, finalmente, o Ferroviário de Maputo “A” e Ferroviário de Maputo “B” a levarem de vencida a UP e Aeroporto por 60-46 e 48-39.