MOÇAMBIQUE pretende levar o maior número possível de atletas aos Jogos da Região 5 da União Africana (AUSC-R5), evento desportivo para jovens dos países da Zona Austral, com idade igual ou abaixo dos 20 anos e que terá lugar de 1 a 12 de Dezembro, em Lilongwe, Malawi.
A ideia é levar para os Jogos da AUSC-R5, região da qual fazem igualmente parte África do Sul, Eswatini, Lesotho, Botswana, Namíbia, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia e Angola, 140 a 150 atletas, um número que seria recorde comparativamente às edições anteriores.
Aliás, Moçambique projectou uma delegação de 170 integrantes, número que corresponde à inscrição provisória e cujo suporte dependerá de recursos financeiros disponíveis para esta missão.
Desse número, perto de 130 seriam atletas em representação das modalidades de atletismo convencional e adaptado; futebol e basquetebol, modalidades que vão às qualificações para os campeonatos africanos da categoria de Sub-20 a realizarem-se no próximo ano; boxe, voleibol de sala, natação, judo, ténis, ginástica, taekwondo.