O Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo retoma fim-de-semana, com a disputa da sétima e oitava jornadas em seniores masculinos, e segunda jornada da segunda volta em femininos, após interrupção devido a constrangimentos logísticos e subsídios de arbitragem.
A disputa da sétima jornada começa a ser disputada nesta sexta-feira, com o Maxaquene “B” a receber o seu vizinho e rival Desportivo de Maputo, a partir das 17:45horas. A equipa secundária dos “tricolores” chega a este duelo na sétima posição com cinco pontos, os mesmos que o seu adversário que ocupa a sexta posição.
No mesmo dia, Bravos do Norte, na oitava posição, com quatro pontos, e o Costa do Sol, segundo classificado com sete, defrontam-se a partir das 19:00 horas, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Às 20:00 horas, A Politécnica recebe a Universidade Pedagógica.
A oitava jornada, entretanto, começa a ser disputada sábado, a partir das 18:00 horas. Um dos jogos mais aguardados será, certamente, o Desportivo-Ferroviário “A”, no pavilhão da UEM. Duas horas depois, não menos importante de seguir, será o confronto entre o Costa do Sol e A Politécnica, no mesmo recinto. Já o Ferroviário “B” recebe pelas 17:00 horas, o Bravos do Norte.
No entanto, a equipa do Maxaquene “A”, em seniores masculinos, não vai disputar as duas jornadas por conta da sua participação num torneio Internacional em Joanesburgo (África do Sul), entre os dias 24 e 29 do corrente mês. O mesmo acontece com a formação das Águias Especiais, que recebeu um convite da sua congénere de Cabo Delgado para participar nas festividades do dia 25 de Setembro (Dia das Forças Armadas) de 23 a 26 de Setembro. Assim, os jogos destas duas formações ficam adiados para uma data a anunciar oportunamente.
Já em femininos, estão marcados dois jogos inseridos na segunda jornada da segunda volta. O Desportivo visita A Politécnica a partir das 17:45 horas e, no sábado, o Lázio cruza-se com o Ferroviário “B”, às 15.00 horas, no pavilhão do Maxaquene.
Todavia, a A Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) reitera que os clubes que ainda não pagaram a taxa de participação deverão fazê-lo dentro desta semana, sob o risco de não serem marcados os respectivos jogos na próxima semana.