Já são conhecidos os grupos de apuramento ao Moçambola-2023. São no total 18 equipas que vão participar desta competição, sendo quatro da zona Norte, sete do Centro, divididas em dois grupos, e sete do Sul também em duas séries.
Zona Norte: Associação Desportiva de Pemba; Desportivo de Nacala; Sporting de Nampula e Baía de Pemba.
Zona Centro – Grupo “A”: Sumeia de Mocuba (Zambézia); Chingale de Tete; Liga Desportiva de Sofala.
Grupo “B”: Textáfrica de Chimoio; Ferroviário de Quelimane; Bagamoio FC; Estrela Vermelha da Beira
Zona Sul – Grupo “A”: Matchedje; ESFA de Boane; Clube de Gaza. Grupo “B”: Estrela Vermelha de Maputo; Ferroviário de Inhambane; Chibuto; Desportivo da Matola.
A fase regional, que inicia no dia 22 do corrente mês, será disputada num sistema de todos-contra-todos em duas voltas, apurando-se os vencedores de cada grupo para finalíssima a ser jogada em duas “mãos” para o apuramento do vencedor a qualificar-se para o Moçambola-2023.
Refira-se que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu retirar os sete clubes que não cumpriram com os requisitos de licenciamento de nível provincial, a saber: Clube Ferroviário de Gaza, campeão da mesma província, União Desportiva de Zavala, Temusa Costa do Sol de Massinga de Inhambane, Mini Mundo de Inchope, em Manica, Sumeia FC de Mocuba, na Zambézia e Atlético de Sanjala e a Universidade Pedagógica de Niassa.
Para fazer face a este incumprimento, a FMF decidiu substituir algumas equipas por outras que cumpriram com as exigências de licenciamento de clubes, como é o caso do Ferroviário de Gaza pelo Chibuto, Temusa Costa de Massinga e UD de Zavala, substituídos pelo Ferroviário de Inhambane.
Na província de Gaza foi excluído o Clube Ferroviário, em Inhambane, a União Desportiva de Zavala e o Temusa Costa do Sol de Massinga, em Manica o Mini Mundo de Inchope, na Zambézia, Sumeia FC de Mocuba e, em Niassa, foram afastados todos os clubes, a saber: Atlético de Sanjala e a Universidade Pedagógica de Niassa.
Substituídas por outras quem tem o preenchimento dos requisitos tal é o caso do Ferroviário de Gaza substituído pelo Clube de Gaza, Temusa Costa de Massinga e UD de Zavala, substituídos pelo Ferroviário de Inhambane e os clubes de Niassa que foram todos excluídos do sorteio, o que consequentemente indica que estão excluídos de participar na prova.