A Selecção Nacional de Futebol Sub-20, acaba de se qualificar ao Campeonato Africano das Nações (CAN), ao garantir a presença na final da Taça COSAFA, após derrotar, há momentos, a sua congénere da África do Sul (2-1).
Os “Mambinhas” iniciaram a partida na mó de cima, dando indicações de querer resolver o jogo logo nos primeiros minutos. Os pupilos de Dário Monteiro protagonizaram jogadas de perigo para os sul-africanos. Por conta desta boa prestação, a equipa nacional chegou ao primeiro golo aos 11minutos, numa jogada de recuperação de bola de Traoré que fez assistência para Chamito fazer o 1-0.
O segundo tento do conjunto moçambicano não tardou, dois minutos depois o capitão Keys, de cabeça, alargava a vantagem para 2-0.
Entretanto, depois dos dois golos Moçambique entregou a iniciativa do jogo para África do Sul, que trabalhava bem no meio campo, colocando as bolas nas costas da defesa moçambicana, facto que permitiu aos sul-africanos reduzirem o resultado para 2-1, pelo intermédio de Duba, aos 25 minutos.
Moçambique viu-se reduzido a 10 jogadores, na passagem do minuto 44, quando Traoré tentava impedir mais uma das incursões dos sul-africanos. O atleta viu o segundo cartão amarelo e consequentemente a expulsão.
Já na segunda parte, a equipa de todos nós entrou com uma outra estratégia para não permitir o golo do empate, facto bem conseguido pelo conjunto moçambicano, que conseguiu vencer por 2-1. Keys foi considerado o melhor jogador em campo.
Com este resultado, Moçambique carimba o acesso à final e espera o seu adversário no jogo entre Angola e Zâmbia, que se disputa esta tarde.