Jornal Desafio
DESTAQUE » NITO VOLTA AO LOCAL DO CRIME PARA SER MESTRE
ROSTOS & RASTOS

NITO VOLTA AO LOCAL DO CRIME PARA SER MESTRE

Cipriano Cabral Rabeca dos Santos, ou simplesmente Nito, nasceu na Ilha de Moçambique, em Nampula, a 8 de Outubro de 1957. Cresceu em Namialo, um vilarejo entre Nampula e Nacala, daí que com a ilha tenha apenas uma relação de nascimento. Seu pai trabalhou numa companhia de algodão e viveu largos tempos em Namialo com a família. E foi ali onde o bichinho do futebol começou a manifestar-se em Nito.

É o último de uma família de três irmãos, por sinal todos futebolistas. Nasceu a seguir ao Brás, “muito melhor que eu. Infelizmente não teve a projecção que tive, por opção própria, porque não quis ficar no Matchedje de Maputo. O meu primeiro irmão é o Cabral. Chegámos a jogar os três na equipa sénior do Sporting de Nampula, eles à frente e eu a médio. Tinha apenas 16 anos”, revela.

Foi dos melhores médios-ala direitos que o país teve nos anos 70/80. Um poço de forças, inteligente na leitura do jogo, quase imbatível no um para um, conquistou espaço no Costa do Sol de Martinho de Almeida. Jogou apenas três épocas, tempo suficiente para inscrever o seu nome com letras garrafais nos anais do futebol moçambicano. Foi vice-campeão em 1978, ano da estreia. Em 1979 foi campeão e em 1980 fez a dobradinha.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..