Raimundo Zandamela, em Vilankulo
O técnico da Selecção Nacional de Futebol de Praia de Uganda, Angelo Schrinzi, que desembarcou hoje (quarta-feira), no Aeroporto Internacional de Vilankulo, juntamente com os seus comandados, referiu que a sua equipa de tudo fará para carimbar o passaporte para o Campeonato Mundial da categoria.
Hoje foi a vez de testemunhar a chegada da Selecção do Uganda, que desembarcou no final desta tarde, no Aeroporto Internacional de Vilankulo, cidade que acolhe a partir desta sexta-feira, dia 21 de Outubro a 28 do mesmo mês, a 5.ª edição do Campeonato Africano de Futebol de Praia.
“Estou satisfeito com a recepção calorosa que tivemos hoje. É fantástico ver este ambiente festivo e é certamente uma boa forma de recarregar as energias depois de uma longa viagem. O nosso objectivo é claro, qualificar esta equipa para o Campeonato Mundial. Estou com esta equipa há duas semanas e tivemos sucesso na nossa apresentação na Taça COSAFA, após vencer Moçambique no apuramento para o terceiro lugar. Vamos tentar alcançar este obbjectivo”, explicou Angelo Schrinzi, que assumiu o comando técnico da equipa no princípio deste mês.
Foi num ambiente festivo e carregado de muita animação que os “Sand Cranes” foram recebidos na “Terra da Boa Gente”.
A equipa treinada por Angelo Schrinzi é a quinta a chegar à capital turística moçambicana, depois do Malawi, Marrocos, Senegal, Madagáscar e o anfitrião Moçambique. Uganda está no Ggrupo “B” e disputa a primeira jornada medindo forças com o campeão em título, Senegal, às 14:00horas.
Uganda, à semelhança de Moçambique, tem demonstrado progressos assinaláveis nesta modalidade.
Recentemente, os “Sand Cranes” conquistaram a medalha de bronze no torneio COSAFA, onde participaram na qualidade de convidados, após terem afastado o então campeão em título, Moçambique, por 8-7.
A equipa que jogou no recentemente concluído Campeonato COSAFA de Beach Soccer na África do Sul foi em grande parte mantida. O plantel nomeado tem dois guarda-redes, cinco defesas e cinco avançados.
É uma equipa jovem, mas formada por jogadores com mentalidade adulta, habituados a exibir-se em grandes palcos e sob pressão. O Uganda chega ao AFCON depois de ter sido quarto classificado no Dakar-2021 e pelo nível de progressão continuará a ambicionar por mais.
Para se qualificar, o Uganda eliminou as Comores com vitórias (5-2 e 4-3). Esta é a segunda aparição dos ugandeses neste evento continental.
Lista dos seleccionados
Guarda-redes
Samson Kirya Meddie Kibirige, Meddie Kibirige
Defesas
Jonathan Kikonyogo, Allan Katwe, Ashraf Opuuli, Paul Lule, Joshua Lubwama Letti
Avançados
Baker Lukooya, Ambrose Kigozi, Godfrey Lwesibawa, Brian Nkuubi , Isma Kawawulo.