A notícia sobre a desistência da participação moçambicana na fase regional do Campeonato Escolar da CAF, lançado no dia 26 de Abril, em Maputo, pelo presidente do órgão reitor da modalidade rainha em África, Patrice Motsepe, caiu como uma bomba de hidrogénio no seio das equipas apuradas, nomeadamente as secundárias da Matola, em masculinos, e Liberdade, em femininos, estas que vinham se preparando para competição, que se realiza em finais deste mês no Malawi.
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) emitiu um comunicado datado no dia 14 deste mês informando sobre a não participação das equipas devido a dificuldades financeiras.
Para além de tardia, a comunicação é deveras surpreendente, porque nenhuma das três entidades envolvidas neste processo, nomeadamente a FMF, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e Secretaria de Estado e Desporto (SED), manifestaram qualquer dificuldade para assegurar a deslocação das equipas a Malawi.
Os treinadores das equipas contam que só foram comunicadas sobre a triste decisão na terça-feira, a sensivelmente uma semana da competição.