Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE NÃO TEM CLUBES NA FASE DE GRUPOS DESDE 2018
COMPETIÇÕES AFRICANAS

MOÇAMBIQUE NÃO TEM CLUBES NA FASE DE GRUPOS DESDE 2018

Com a eliminação da Associação Black Bulls, o mais novo cliente moçambicano na Confederação Africana de Futebol (CAF), na Liga dos Campeões, pelo Petro de Luanda, com um agregado de 5-1, e do Ferroviário da Beira, na Taça CAF, que depois de vencer no Zimpeto, por 2-1, foi derrotado no Congo por 3-0, na eliminatória com o Diable Noirs, ficou mais um registo negativo para o país, que já não consegue qualificar clubes à fase de grupos, de ambas competições de clubes de África, desde 2018, ano que a União Desportiva do Songo, após cair aos pés do TP Mazembe, na “champions league”, apurou-se à fase de grupos da Taça CAF, após disputa de um “play-off”. Nessa fase, recorde-se, terminou em terceiro lugar, atrás do Al-Masry (Egipto) e do Berkane (Marrocos), que seguiram em frente na prova, ultrapassando apenas o Al-Hilal do Omdurman, do Sudão.

Nos anteriores, o Songo, depois desta participação, foi eliminado pelo Nkana, da Zâmbia, com derrota (1-2) na Beira, e em Kitwe (1-0). Seguindo, em 2019-2020, o afastamento pelo Platinum do Zimbabwe (derrotado fora, por 1-0, e na Beira, 2-4), depois de deixar o Simba para trás. Foi quando veio o “play-off”, onde perdeu diante do Bidvest. Na época passada, os “hidroeléctricos” caíram perante o Otôho D´oyo, nas grandes penalidades.

Antes desta presença, Moçambique tinha conseguido chegar à fase de grupos em 2002, com o Costa do Sol, na Liga dos Campeões. Os “canarinhos” qualificaram-se, eliminando o Prince Louis, do Burundi, vencendo por 4-0 e 1-0, seguindo-se as vitórias frente aos zimbabweanos do Highlanders por 1-2 e 2-0, antes eliminar o Soe Antananarivo (Madagáscar), perdendo na primeira partida (2-1), mas ganhando na segunda (2-0). Na referida fase de grupos perdeu todos os jogos. Primeiro com o Esperance de Tunis (0-1), goleado em seguida pelo Asec Mimosas (5-0), depois, sucumbindo diante do Zamalek (0-2 e 3-0), antes de ser novamente goleado, mas desta feita pelo Zamalek (4-0), terminando a odisseia, em casa, com uma derrota de 0-2, diante do Asec Mimosas, do Gana.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..