Jornal Desafio
DESTAQUE » Director do Shakhtar pede substituição do Irão pela Ucrânia no Mundial-2022
INTERNACIONAL

Director do Shakhtar pede substituição do Irão pela Ucrânia no Mundial-2022

O director-geral do Shakhtar Donetsk pediu esta segunda-feira à FIFA para substituir o Irão pela Ucrânia no Mundial-2022, como forma de penalizar o país asiático pelo apoio prestado à invasão da Rússia, através do fornecimento de drones.

“Enquanto os dirigentes iranianos se divertirão a assistir aos jogos da sua Selecção Nacional no Campeonato do Mundo, os ucranianos estarão a ser mortos por drones e mísseis iranianos”, observou Sergei Palkin, em comunicado publicado nas redes sociais.

O director-geral do Shakhtar Donetsk decidiu “apelar à FIFA e à comunidade internacional para impedir de forma imediata a Selecção Nacional iraniana de disputar o Mundial, devido à participação directa do país nos ataques terroristas contra a Ucrânia”, refere a Lusa.

O Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz, integra o Grupo “B” do Mundial-2022, cuja fase final se realiza no Qatar, entre 20 de Novembro e 18 de Dezembro, em conjunto com as representações de Inglaterra, País de Gales e Estados Unidos.

A  Europeia já aprovou sanções contra pessoas e entidades iranianas pelo fornecimento de drones ‘kamikaze’ à Rússia, utilizados em ataques contra civis na Ucrânia, o que tem sido negado de forma veemente pelo Irão.

A ofensiva militar lançada em 24 de Fevereiro causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.306 civis mortos e 9.602 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..