Chama-se Carlos Alberto Baptista, mais conhecido por Betinho. É filho de José Baptista e de Maria Armanda Baptista. Nasceu aos 17 de Julho de 1960, na cidade da Beira, numa família que se reduziu a três irmãos, pela morte de um deles.
Betinho é o primogénito da casa. Depois seguia-se o Joãozinho, “que era um grande jogador de futebol, um polivalente. Jogou na Entreposto e mais tarde na HCB. Interrompeu a carreira antes de chegar aos seniores por problemas na virilha”.
Gilberto da Conceição, o terceiro, “jogou no Estrela Vermelha da Beira, mas não foi longe”, conta. “Por fim”, conclui, “a Maria Judite Baptista jogou basquetebol no Ferroviário da Beira e foi treinada por Carlos Beirão”.
Estamos, pois, perante uma família de desportistas. Betinho é o expoente máximo, com dois campeonatos e uma Taça de Moçambique ganhos ao serviço do Matchedje, bem como uma brilhante presença na Taça dos Campeões Africanos em 1998, ano em que a rapaziada do russo Viktor Bondarenko foi até aos quartos-de-final da competição, a melhor prestação do clube de sempre.