Ivo Tavares, em San Juan
Moçambique volta a entrar hoje no estádio Aldo Cantoni, em San Juan, Argentina, para defrontar, a partir das 17:30 horas locais (22:30h), em Maputo, a Espanha, em partida da segunda jornada do Grupo “B” do Campeonato do Mundo de hóquei em patins.
Perante um dos crónicos candidatos ao título e o que mais troféus de campeão têm no seu “museu”, a Selecção Nacional resta dar tudo e honrar as cores nacionais tal como fez diante de Angola, num jogo em que apesar de estar a perder, deu tudo até ao apito. Prevê-se que a formação nacional entre mais desinibida para esta partida, até porque a responsabilidade está do lado da Espanha, que à semelhança de Moçambique arrancou também a perder, diante da Argentina por 4-2, naquele que era o encontro mais aguardado da primeira jornada do Mundial.
Para este embate, é quase certo que Jorge Oliveira volte a lançar o mesmo cinco que bateu-se com Angola, ou seja, Igor Alves na baliza, na defesa Bruno Pinto, mais na linha intermediária Filipe Vaz e na frente Renato Castanheira e Marinho.
Ao cabo da primeira jornada, o grupo é liderado por Angola, com três pontos, os mesmos que Argentina, mas com vantagem no goal-average (diferença entre os golos marcados e sofridos). Espanha e Moçambique segue na terceira e quarta posições.
Ainda hoje, quando forem 22:00 horas aqui em San Juan e já madrugada de amanhã, 3:00 horas em Maputo, Angola enfrenta Argentina pela liderança isolada do grupo.
CAMPEÃO PORTUGAL ENTROU A TODO GÁS
Portugal, campeão em título, não deu muitas chances a França no arranque do Campeonato do Mundo, vencendo por claros 5-1, o que lhe coloca na frente do grupo com os mesmos três pontos que a Itáli, que goleou o Chile por 8-3.
Para hoje às, 19.45 horas, 1:45h da madrugada em Maputo, irão jogar Itália e Portugal, um desafio que se antevê espectacular a julgar por aquilo que os dois conjuntos exibiram na primeira jornada. A ronda abre às 15:15h (20:15h Maputo) com a França a ombrear com o Chile.