Ivo Tavares, em San Juan
A Selecção Nacional de Hóquei em Patins averbou a segunda derrota consecutiva no Campeonato do Mundo, desta feita diante da Espanha, por 13-2, mas mesmo assim continua firme na luta pela qualificação directa aos quartos-de-final, sendo que o jogo de hoje frente a Argentina, pontuável para a terceira e última jornada do Grupo “B”, é determinante para o cumprimento dessa meta.
Moçambique está obrigado a vencer a anfitriã Argentina, uma missão híper difícil, mas não impossível. Aliás, no desporto não há nada que não se possa alcançar, desde que haja atitude e crença. Caso esse objectivo seja falhado, a equipa nacional terá ainda mais uma oportunidade de chegar aos “quartos”, através dos “play-off”, sendo que em princípio a batalha será com a Alemanha, que ficou em boa posição para vencer o Grupo “B” da Taça Intercontinental, após vencer Andorra por 4-2.
Mas em relação ao jogo de ontem, a Selecção Nacional teve muito poucas hipóteses frente a Espanha, que impôs desde o início um ritmo muito forte a pressionar a toda largura do terreno. Aos dois minutos já vencia, por 2-0, como golos de Ignacio e David Torres. A Selecção ainda reagiu com um golo de belo efeito de Filipe Nabais aos 4’, mas os espanhóis , recordistas em títulos – já conquistaram 17 – não tardaram a responder e aos 6’ colocaram-se de novo na frente do marcador por uma diferença de dois golos com Ignacio a bisar. Marinho teve por duas vezes oportunidade para reduzir o marcador, mas foi a Espanha a chegar aos quatro por Xavier Barroso.
A partir daí o conjunto nacional viveu os piores momentos. Afectado pelo quarto golo e até por algum desgaste físico viriam a sofrer mais três golos. Aragonés e Ferran Font, por duas vezes, fixaram o resultado em 8-1 ao intervalo a favor da Espanha.
Com o jogo praticamente resolvido, a turma espanhola limitou-se a gerir o resultado. Cabestany fez algumas mexidas na equipa, fazendo entrar os menos utilizados, mas mesmo assim mantiveram-se mais fortes e marcaram mais cinco golos por Marc, Bargallo (3) e Ignacio. Para Moçambique, Marinho marcou num lance infeliz para o guarda-redes espanhol, Malian.
Nota na equipa nacional para as estreias de Pedro Pimentel Jr. e Marcelo Baloi. Um dia antes, Diego Pimentel Simoēs e Renato Castanheira também já tinham somado a primeira internacionalização.
RESULTADOS DA 2.ª JORNADA
Grupo “A” : França-Chile (7-5) e Itália-Portugal (2-2)
Grupo “B”: Espanha-Moçambique (13-2) e Angola-Argentina (0-4).
CLASSIFICAÇÃO ACTUAL
Grupo “A”: Itália (4), Portugal (4); França (3) e Chile (0).
Grupo “B”: Argentina (6), Espanha (3), Angola (3) e Moçambique (0).
JOGOS DA TERCEIRA JORNADA (HOJE)
Grupo “A”: Itália-França (20:15h) e Portugal-Chile (00.45h quinta-feira)
Grupo “B”: Angola-Espanha (22:30h) e Moçambique-Argentina (3h de quinta-feira)