Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE DEFRONTA ALEMANHA NA ÚLTIMA CARTADA PELOS “QUARTOS”
HÓQUEI EM PATINS

MOÇAMBIQUE DEFRONTA ALEMANHA NA ÚLTIMA CARTADA PELOS “QUARTOS”

Ivo Tavares em San Juan

Moçambique tem hoje a última oportunidade para chegar aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins quando, a partir das 9:30horas em San Juan, 14:30h em Maputo, defrontar a Alemanha no “play-off”.
Esta é de facto a última cartada que a Selecção Nacional joga para tentar não só carimbar o passaporte para os quartos-de-final, bem como manter-se no grupo das oito melhores equipas do mundo, isto depois de não ter conseguido o apuramento directo. O conjunto nacional, liderado pelo técnico português, Jorge Oliveira, terminou na quarta e última posição do Grupo “B”, após três derrotas diante de Angola, Espanha e Argentina. 
Já a Alemanha ganhou o direito de disputar o acesso aos “quartos” ao vencer o Grupo “B” da Taça Intercontinental a frente de Andorra, Áustria e Austrália. 

SUPERIORIDADE NACIONAL É AVASSALADORA E INEQUÍVOCA 


Moçambique e Alemanha defrontaram-se por seis vezes em Campeonatos do Mundo e a história pende “folgamente” para o conjunto nacional, que saiu vencedor em cinco. A última vitória foi por 7-5 na última edição, a 44.ª, ealizada em Barcelona (2019). Esse triunfo valeu o apuramento para a final diante de Andorra, que Moçambique viria a ganhar e conquistar a Taça Intercontinental. 
Já em 2017, o combinado nacional venceu, por 7-3, na fase de grupos do “Mundial” disputado em Nanjing, China. Em 2009, em Vigo, e em 2007 em Montreux, na Suíça, superou os alemães por 7-2 e 3-2 (penalties) nas eliminatórias de apuramento do 12.º ao 9.° lugar, respectivamente. 
Em 1999, em Réus, Espanha, também na luta pelo nono posto, o colectivo nacional venceu por 4-2. Portanto, desde 1999, ou seja, há 23 anos que a Selecção vem superando os germânicos, que, diga-se de passagem, são dos conjuntos que sempre marcaram presença em Mundiais do extinto Grupo “A” (agora denominado Campeonato do Mundo) e por isso é um opositor que merece o máximo respeito.
A única vitória da Alemanha sobre Moçambique foi justamente em San Juan, em 1978, curiosamente no ano em que os hoquistas nacionais estrearam-se na mais importante e grandiosa competição de hóquei em patins.  Os alemães venceram por 5-1. 
Hoje, volvidos 44 anos, os dois países voltam a encontrar-se na capital argentina da modalidade. Oxalá que desta vez seja para a Selecção Nacional a cantar vitória. Com esse registo de cinco vitórias consecutivas, os hoquistas nacionais partem para este jogo confiantes e motivados, mau grado as três derrotas na fase de grupos. Aliás, após esses três desaires diante de Angola, Espanha e Argentina, Moçambique está a precisar de ganhar para elevar os índices de confiança, e a bem da verdade tem valor para o conseguir. É que apesar de todas as condicionantes que marcaram a participação neste “Mundial”, qualidade individual não falta aos hoquistas nacionais para disfarçarem aquilo que são as lacunas de organização táctica e de ritmo, originadas pela ausência de jogos de preparação. 
A seu favor, a formação nacional tem ainda o facto de ter jogado com três selecções de topo e, certamente, adquiriu algum andamento, bem como familiarizou-se com a pista, uma vantagem para a equipa nacional em relação a Alemanha, que disputou a fase de grupos da Taça Intercontinental num outro pavilhão (La Superiora) e agora “viaja” para o Aldo Cantoni, onde vai jogar pela primeira vez. 
Caso, a Selecção Nacional elimine a Alemanha irá defrontar amanhã, nos quartos-de-final, Portugal, que venceu o Grupo “A” ao despachar o Chile, por 7-1, e ao beneficiar do empate da Itália com a França a quatro bolas.

COLÓMBIA-CHILE

Noutro jogo de “play-off” de qualificação para os quartos-de-final, a Colômbia, vencedor do Grupo “A” vai jogar com o Chile, último do Grupo “A” do Campeonato do Mundo. O início da partida está previsto para às 9:30 de San Juan, 14:30 em Maputo.

DESCANSO PARA OS APURADOS

O dia de hoje será apenas reservado aos jogos dos “play-off”. Itália, Portugal e França, apurados directamente para os quartos-de-final pelo Grupo “A”; Argentina, Espanha e Angola pelo “B” observam um dia de descanso para amanhã, 11 de Novembro, entrarem em acção na fase do “mata-mata”.
Nos quartos-de-final já se sabe que Itália , segundo do Grupo “A” medirá forças com Angola, terceiro do “B’, e a Espanha, segundo do “B” enfrenta a França, terceiro do “A”

RESULTADOS DE ONTEM TERCEIRA E ÚLTIMA JORNADA

Grupo “A”: França-Itália (4-4) e Portugal-Chile (7-1).
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Portugal (7pts); Itália (5); França (4) e Chile (0).

Grupo “B”: Espanha-Angola 5-1 e Moçambique-Argentina (0-13).
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Argentina (9 pts) Espanha (6), Angola (3) e Moçambique (0).

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..