AS selecções africanas do Gana e dos Camarões vão entrar na derradeira jornada (terceira) dos respectivos grupos com possibilidade de assegurarem a passagem para os oitavos-de-final do “Mundial” de futebol, Qatar-2022.
O Gana é o que está em melhores condições para seguir para a segunda fase, visto que ao vencer, ontem, a Coreia do Sul, por 3-2, depende apenas de si, precisando de ganhar o Uruguai, adversário que travou um emotivo embate no “Mundial da África do Sul em 2010 nos quartos-de-final, no qual os “albi-celestes” venceram nos penaltes, por 4-2.
Mas em relação ao jogo de ontem, as “Estrelas Negras” mostraram que estão fortes para tentar repetir o êxito de 2010. Apagaram com muito mérito as mágoas da derrota averbada diante de Portugal, tendo se imposto com enorme classe frente a uma Coreia do Sul que não conseguiu demonstrar em campo todo o seu potencial. Sublinhe-se que na primeira ronda, os coreanos tinham empatado com o Uruguai.
O Gana foi extremamente eficaz na primeira parte com golos de Salisu e Kodu aos 24 e 34 minutos, respectivamente. Mas na segunda, os asiáticos “acordaram” e em três minutos empataram com golos de Gue-sung aos 58 e 61 minutos. Os ganeses, que entraram em colapso com o primeiro golo, ao sofrerem o segundo mantiveram a calma e concentração. Assentaram o seu jogo e iriam passar de novo para frente do marcador por Kodus aos 68.
Até ao final, apesar da pressão dos sul-coreanos, o Gana aguentou-se bem e conseguiu a primeira vitória no Qatar.