Jornal Desafio
DESTAQUE » NYUSI NA HOMENAGEM A MUTOLA E LIBOMBO NO MALAWI
BASQUETEBOL

NYUSI NA HOMENAGEM A MUTOLA E LIBOMBO NO MALAWI

NARCISO NHACILA, em Lilongwe

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, chega esta tarde a Lilongwe, no Malawi, para assistir à cerimónia de abertura da 10.ª edição dos Jogos do Conselho Superior de Desporto da África Austral (AUSC) e testemunhar a homenagem a Lurdes Mutola e Joel Libombo, antiga multi-campeã mundial dos 800 metros em atletismo e ministro da Juventude e Desporto, respectivamente.
Os jogos que hoje iniciam decorrem sob o lema “Acendendo o Sonho Africano” e junta jovens atletas dos países da África Austral nas mais diversas modalidades desportivas.
A cerimónia de abertura dos Jogos do AUSC e de homenagem a Lurdes Mutola e Joel Libombo estão agendados para o princípio da noite e será um dos momentos mais altos do dia.
Esta manhã, em contacto com a nossa Reportagem, em Lilongwe, Lurdes Mutola admitiu ser um “um orgulho ser homenageada num outro país, no caso o Malawi”, acrescentando que “é também um enorme orgulho ver reconhecidas todas as conquistas que produzi para o meu país.”
Sobre o exemplo que a organização dos jogos quer passar aos jovens atletas que, na sua maioria, participam pela primeira em eventos internacionais, Lurdes Mutola reconheceu a plataforma da AUSC como primeiro palco além das fronteiras nacionais, lembrando o seu próprio exemplo, cuja carreira internacional começou no Botswana.
“Para os jovens é muito bom saberem que depois deste campeonato há mais pela frente. Este evento é apenas um torneio da região, onde os nossos jovens podem começar uma carreira internacional e onde eu, em particular, iniciei a minha. A minha primeira competição internacional foi no Botswana, um país da região. De lá sonhei até chegar ao Campeonato Africano, aos Campeonatos Mundiais e aos Jogos Olímpicos. Estes jogos do AUSC são uma plataforma para os nossos jovens poderem brilhar e sonhar para o futuro”, reconheceu Lurdes Mutola.
Por sua vez, Joel Libombo, recorda o facto de ter sido com ele a ocupar o cargo de ministro da Juventude e Desporto que, em 2004, o nosso país acolheu a primeira edição dos jogos do AUSC.
“Sem falsas modéstia, sinto-me comovido e honrado com esta homenagem porque penso que Moçambique merece este reconhecimento. Estamos desde a génese da Zona VI e muito trabalhamos para que a mesma se consolidasse e se transformasse na zona mais dinâmica de todo o continente, em termos de programas e realizações. Nós estivemos na liderança desse processo. Não é por acaso que estamos aqui para presenciar a abertura da 10.ª edição destes jogos dos quais fomos pioneiros. Isso é motivo de orgulho.”

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..