O árbitro internacional moçambicano, Celso Alvação, foi nomeado para dirigir jogos da próxima edição do Campeonato Africano de Futebol para jogadores internos (CHAN-2022), que vai decorrer no próximo ano na Argélia.
A nomeação foi tornada pública pela Confederação Africana de Futebol (CAF), através de um comunicado emitido na página oficial daquele organismo.
Alvação é o único árbitro moçambicano que tomará parte neste evento, numa lista que comporta 52 juízes, dos quais 19 são principais, 21 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR). Nesta edição regista-se um número significativo de mulheres (15) selecionadas.
Esta indicação acontece depois de o árbitro principal de 33 anos de idade, ter liderado o quarteto de arbitragem que envolveu as equipas do Ferroviário de Maputo e a União Desportiva do Songo, este domingo, referente à última jornada do Moçambola-2022.
Em Setembro e Novembro, Alvação e os demais colegas participaram no Cairo, Egipto, em várias accções de capacitação com vista a preparação para o CHAN.
Formado em Educação Física e Desportos pela Universidade Pedagógica da Maxixe, Alvação iniciou a apitar na COSAFA, no Torneio de Sub-17, realizado nas Maurícias, em 2017. De lá a esta parte as suas aparições nestes eventos têm sido constantes.
Actualmente trabalha nos serviços distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Homoíne, Inhambane, na repartição da cultura juventude e Desporto.
Alvação foi, por sinal, o único a representar a classe nos países falantes da língua portuguesa, no Campeonato Africano das Nações (CAN) de Sub-20, que teve lugar na Mauritânia em 2020, onde os “Mambinhas” estiveram presentes.
Vale lembrar que a Selecção Nacional de futebol garantiu um lugar na fase de grupos do CHAN-2022, após empatar diante da sua similar do Malawi (0-0), no Estádio Nacional do Zimpeto. Os “Mambas” conseguiram o apuramento depois de empatar por 1-1 no jogo da primeira “mão” da última eliminatória do CHAN no recinto dos Malawianos.