Em meio a adversidades com que se tem deparado e que algumas ocasiões condicionam o cumprimento integral do plano de actividades, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) continua sendo a agremiação que tem movimentando cerca de 100 jogos por semana em todos escalões etários e maior número de títulos coleccionados nas duas principais provas do país. “Desportivamente cumprimos em 100 por cento com as provas programadas e posso afirmar que a qualidade tende a aumentar. Não houve situações anormais e os pequenos casos foram resolvidos a tempo.”, considerou o presidente da AFCM, Amílcar Jussub .
Não obstante, nos últimos anos este organismo tem vindo a perder alguma hegemonia no que diz respeito aos clubes “grandes” que têm sido relegados ao escalão secundário do futebol nacional.
O presidente deste organismo, Amílcar Jussub, não se surpreende com este fenómeno e aponta algumas das causas que estão por detrás desta situação flagrante.
“Houve um relaxamento por parte dos nossos clubes e deixou-se de investir nas infra-estruturas, porém, em outras províncias os clubes têm investido muito. A UDS (União Desportivo de Songo), o Ferroviário da Beira e de Nampula têm mostrado trabalho e há que reconhecer o esforço que cada um desses clubes tem feito”, rematou.