A União Desportiva do Songo sagrou-se campeã nacional da presente edição ao vencer, por 1-0, na derradeira jornada, o Ferroviário de Maputo, em partida realizada no Estádio da Machava. O malawiano John Banda foi o autor do único golo desta partida que decidiu o título, juntando aos conquistados em 2017 e 2018.
É importante salientar que a equipa da Província de Tete passou por momentos delicados durante a partida, jogando com um adversário despreocupado e em alguns períodos mais discernido. A ansiedade apoderou-se ainda mais dos “hidroeléctricos” quando perceberam que a Associação Black Bulls havia se adiantado no marcador frente ao Costa do Sol.
O golo dos “hidroeléctricos” mudou o destino do campeonato e com a vitória somaram 50 pontos, contra os 49 da Associação Black Bulls, que acabaram por golear o seu adversário por 3-0, terminando na segunda posição. Nené, Victor e Stephen foram os autores dos tentos dos “touros”.
Referir que esta foi a sexta derrota consecutiva dos “canarinhos” no Moçambola-2022, facto que contribuiu para o sétimo lugar na tabela classificativa, depois de terem estado no pódio no final da primeira volta, bem como no início da segunda etapa do campeonato.