UMA lesão grave contraída a 7 de Dezembro, no jogo das meias-finais da Taça de Moçambique, entre o Ferroviário de Maputo e União Desportiva doSongo, no Estádio Nacional do Zimpeto, faz do guarda-redes Ernâni o grande ausente da lista dos 23 jogadores escolhidos por Chiquinho Conde para o CHAN-2022, cuja fase final terá lugar de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2023, na Argélia.
Ernâni foi titular em toda a campanha de qualificação para além de ser o dono da baliza nacional mesmo noutras campanhas, como a de apuramento ao CAN-2023, que terá lugar na Costa do Marfim.
Para colmatar a sua ausência, o seleccionador nacional convocou três guarda-rdes, nomeadmanete Ivan (Black Bulls), Victor (Costa do Sol) e Fazistêncio (Ferroviário de Nampula). Ivan deverá ser titular na Argélia, salvo opção técnica em contrário, em função daquilo que será a preparação.
Não menos importante da convocatória final é o facto de Chiquinho Conde ter resgatado o defesa Bhéu, da UD Songo, que há muito não fazia parte dos “Mambas”. A União Desportiva do Songo é o clube com mais jogadores convocados para esta “operação” (sete).