Jornal Desafio
DESTAQUE » DUBA DUBA FAZIA O DIFÍCIL PARECER FÁCIL
ROSTOS & RASTOS

DUBA DUBA FAZIA O DIFÍCIL PARECER FÁCIL

A família lhe chamará António Fernando Honwana. Esse é, de facto, o seu nome oficial, mas para os adeptos do futebol moçambicano este fabuloso médio ala direito – que se celebrizou naquele Maxaquene conquistador do tri-campeonato de 1984 a 1986 e de duas Taças de Moçambique (1986 e 1987) – é e sempre será Antoninho I ou, simplesmente, Duba Duba.

Era um driblador nato. Durante década e meia espalhou arte por muitos campos. Demonstrou que o futebol também se joga com prazer e alegria. É por isso que deixou marcas que os adeptos de futebol dificilmente se esquecerão, em particular os das equipas por onde passou: Maxaquene, Desportivo, Matchedje, Têxtil do Púnguè, Textáfrica e Ferroviário de Nacala.

Para colorir a sua carreira, teve passagem pela Selecção Nacional. Começou pelas Esperanças, em 1985, transitando mais tarde para a principal. Aqui fez poucos jogos, porque depois de uma grave lesão em pleno aquecimento em Kampala, Uganda, em 1986, nunca mais voltou a ser chamado.

Duba Duba, hoje com 56 anos de idade, é casado e pai de quatro filhos, nomeadamente Sheila (35), Rosinha (29), Júnior (20) e Valter (16 anos), este último, por sinal, o único com jeito para futebol e basquetebol, embora não pratique a nível federado.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..