O Governo, através da Secretaria de Estado do Desporto (SED), aponta ano findo como de renascimento desportivo em virtude dos resultados alcançados nas diversas frentes e que culminaram com alcance, de modo geral, de 189 medalhas, maioritariamente de ouro. A par disso, destacam-se as qualificações no futebol para o Campeonato Africano Interno (CHAN-2023), que arranca este mês na Argélia, de Sub-20, que inicia próximo mês, no Egipto, e de Futebol de Praia, que se realizou em Outubro último, em Vilankulo, província de Inhambane. Ainda assim, a Selecçáo Nacional de futebol A, os “Mambas”, está bem encaminhado na disputa de qualificação ao CAN-2023, que se realizará na Costa do Marfim, ao ter empatado na estreia com Ruanda (1-1) e ter vencido, na segunda jornada, o Benin (1-0), ambos jogos realizados em Junho último.

Para além do CAN de Futebol de Praia e da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol Sénior Feminino, Moçambique acolheu os Campeonatos Africano e Regional de Boxe e o Sub-Regional de Natação da Zona IV. Acolheu igualmente o Campeonato Regional da Zona VI de Vólei de Sala e uma das etapas do Circuito Regional de Vólei de Praia.
De acordo com o secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, o país conheceu em 2022 a maior formação de sempre de agentes desportivos em todo país (2091) em matéria de gestão e treinamento. Foram realizadas 426 inspecções médicas para combater o doping e evitar o atentado ao espírito de jogo limpo e eliminação de fraudes desportivas.