Jornal Desafio
DESTAQUE » 2022 FOI ANO DE RENASCIMENTO DESPORTIVO
MODALIDADES

2022 FOI ANO DE RENASCIMENTO DESPORTIVO

O Governo, através da Secretaria de Estado do Desporto (SED), aponta ano findo como de renascimento desportivo em virtude dos resultados alcançados nas diversas frentes e que culminaram com alcance, de modo geral, de 189 medalhas, maioritariamente de ouro. A par disso, destacam-se as qualificações no futebol para o Campeonato Africano Interno (CHAN-2023), que arranca este mês na Argélia, de Sub-20, que inicia próximo mês, no Egipto, e de Futebol de Praia, que se realizou em Outubro último, em Vilankulo, província de Inhambane. Ainda assim, a Selecçáo Nacional de futebol A, os “Mambas”, está bem encaminhado na disputa de qualificação ao CAN-2023, que se realizará na Costa do Marfim, ao ter empatado na estreia com Ruanda (1-1) e ter vencido, na segunda jornada, o Benin (1-0), ambos jogos realizados em Junho último.

Para além do CAN de Futebol de Praia e da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol Sénior Feminino, Moçambique acolheu os Campeonatos Africano e Regional de Boxe e o Sub-Regional de Natação da Zona IV. Acolheu igualmente o Campeonato Regional da Zona VI de Vólei de Sala e uma das etapas do Circuito Regional de Vólei de Praia.

De acordo com o secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, o país conheceu em 2022 a maior formação de sempre de agentes desportivos em todo país (2091) em matéria de gestão e treinamento. Foram realizadas 426 inspecções médicas para combater o doping e evitar o atentado ao espírito de jogo limpo e eliminação de fraudes desportivas.   

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..