Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE SEM NENHUM OFICIAL DE VAR NO QUADRO DA FIFA
FUTEBOL

MOÇAMBIQUE SEM NENHUM OFICIAL DE VAR NO QUADRO DA FIFA

Moçambique não conta com nenhum oficial na categoria de vídeo-arbitragem da lista dos árbitros internacionais divulgados na última terça-feira pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
O país vai manter o mesmo conjunto de 13 árbitros internacionais da inscrição feita em 2022, nomeadamente Artur Alfinar, Celso Alvação, Simões Guambe, Ema Novo e Wilson Muianga (todos árbitros centrais).
Dos assistentes perfilam, Arsénio Maringule, Osvaldo De Jesus, Venastâncio Cossa, Zacarias Balói, Olinda Augusto, Teófilo Mungói, Roda Mondlane e Olívio Saimone.
Da lista acima referenciada, Moçambique conta apenas com três mulheres (uma principal e duas assistentes), número que está muito aquém do desejado quando comparado com alguns países da região.
Ainda no painel internacional de árbitros de 2023, o futsal manteve inalterável o número de juízes (4), onde Lourenço Mascarenhas Jr. é o único da lista que há mais tempo (2013) perfila neste quadro, seguindo Santos Mahumana (2015), Vicente Almoço (2016) e Adriano Júlio Namarroi (2020).
No entanto, houve um reforço na categoria de futebol de praia, que passa de dois para três elementos, segundo a actualização feita pelo organismo que tutela o futebol à escala global. Armindo Chochota é o novo ingresso na disciplina dos pés-descalços, sendo que Ângelo Nguenha e Salvador Muxanga encabeçam a lista dos ingressos de 2022.
Vale recordar que dos internacionais já mencionados, Arsénio Maringule integrou a lista dos 129 árbitros destacados para actuar na 22.ª edição do Campeonato Mundial de Futebol FIFA-2022, enquanto que Celso Alvação foi nomeado para dirigir os jogos da próxima edição do Campeonato Africano de Futebol para jogadores internos (CHAN-2022), que vai decorrer este ano na Argélia.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..