Salvador António Butana foi um dos goleadores do nosso futebol. Revelou-se no Rodoviário, onde ganhou a convocatória para a Selecção Nacional que esteve no CAN-86, no Egipto. Explodiu no Desportivo de Maputo e aqui foi campeão nacional em 1988. Deixou de jogar em 1998, no Chamanculo, depois de passagens pelo Munhuanense Azar e Ceta.
Durante a carreira não conseguiu organizar a vida, “porque tinha oito dependentes em casa, incluindo os meus pais”. Hoje, aos 59 anos, debilitado por doença e sem emprego desde Março, continua a viver em casa dos pais, portanto sem tecto próprio e, para piorar o cenário, com dificuldades de colocar pão na mesa.
Tentou construir uma casinha de quarto e sala, mas o sonho morreu à nascença, em 1997, e a estrutura obsoleta de tijolos, sem pilar nem viga, está a cair de podre, razão pela qual grita aos quatro ventos: “peço a quem puder que me ajude a erguer a casinha ou a conseguir um emprego. Não tenho medo nem vergonha de fazer o que quer que seja. Tudo serve! Mesmo que seja para varrer o chão”.