Texto de Agnaldo José
As formações do Ferroviário de Maputo, em masculinos, e da Escola Secundária da Vila Nova de Chimoio, em femininos, venceram os respectivos campeonatos nacionais de basquetebol na categoria de juvenis, que decorreram semana passada na cidade de Xai-Xai, em Gaza.
Na quadra as coisas até correram de feição, não obstante alguns episódios esporádicos como o abandono da quadra por parte da Smatcher Player de Xai-Xai, alegando má arbitragem.
A organização é que não esteve à altura do evento. A título de exemplo, até ao final da partida os organizadores ainda estavam à busca de medalhas. Razão pela qual após o término da última partida, que envolveu o Ferroviário de Maputo e Smartcher de Xai-Xai, os atletas e dirigentes, incluindo do governo provincial e os adeptos, foram obrigados a permanecerem à espera das medalhas durante quase uma e meia.
Depois do longo período de espera, finalmente, chegaram as medalhas. Era um alívio para as delegações, algumas das quais já com as malas arrumadas para seguirem viagem para os seus destinos de origem.