Jornal Desafio
DESTAQUE » “KING CLAY”: A PÉROLA D’A POLITÉCNICA QUE DIVIDE O BRILHO NO BASKET E RAP 
REPORTAGEM

“KING CLAY”: A PÉROLA D’A POLITÉCNICA QUE DIVIDE O BRILHO NO BASKET E RAP 

Por: Leovigildo da Cruz

Nascido a 18 de Abril de 2001, Clayton Boaventura Mandlate, de 21 anos de idade, é conhecido nos meandros do basquetebol como “King Clay”, alcunha que obteve por gostar da estrela dos Lakers, Lebron James, também apelidado por “King James”.

Clayton teve o primeiro contacto no desporto com uma bola, mas não foi a de basquetebol. Foi no futebol recreativo que muito cedo se “imiscuiu” com o sonho de um dia ser uma referência no futebol nacional e internacional.

Entretanto, o destino assim não quis, ou melhor, a sua mãe! A sua progenitora, Felizarda Francisco Machel Mandlate, que jogou basquetebol no Ferroviário de Maputo até aos escalões de juniores, jogou um papel importante para que trocasse a modalidade rainha pela bola-ao-cesto.

Em 2013, com 12 anos, começou a trilhar os seus primeiros passos na sua nova modalidade, pela porta d’A Politécnica, onde jogou até 2016, no seu primeiro ano de Juvenis. Nessa época, conseguiu vencer o Campeonato da Cidade de Maputo.

Com sua baixa estatura e pouca massa muscular, o base “King Clay” destacou-se pelo seu jogo ofensivo, onde conseguia driblar os seus adversários com facilidade e marcar maior número de pontos, uma vez que era um exímio lançador a curta e média distância.

Com essas características, vários clubes queriam ter a “pérola” d’A Politécnica, porém, foi o Maxaquene que conseguiu deter o contrato com o jogador em 2017, mas no ano seguinte regressou ao clube onde tudo começou, A Politécnica.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..